Publicado em 10/07/2024
WordpressElementorProgramaçãoOlá, Dev! 👋 Seja bem-vindo a mais um post neste blog, onde vamos desmistificar um assunto que gera muita discussão na comunidade de desenvolvimento com WordPress: usar Elementor na criação de sites, é a melhor solução?.
Se você já criou algum site em WP, sabe que existem diversas formas de desenvolver e customizar uma página, utilizando temas prontos e flexíveis baseados em Elementor, ou até mesmo criar o seu próprio tema conforme indicado no Codex. Mas no final, será que vale a pena usar um page builder ou é melhor apostar no desenvolvimento nativo?
Vamos descobrir juntos!
Prós e Contras do Elementor
O Elementor é o page-builder mais popular e robusto para o desenvolvimento WordPress, permitindo a criação de páginas através de uma interface amigável, sem a necessidade de escrita de código. Com uma série de funcionalidades, grande capacidade de customização e uma ampla bibliotéca de componentes prontos, o Elementor se destaca por ser uma solução no estilo freemium (onde não é preciso pagar para usar as principais funcionalidades) que entrega muito sem cobrar por isso.
Tudo isso reflete diretamente na economia de tempo, uma vez que o desenvolvedor não precisa escrever milhares de linhas de código para desenvolver um simples site institucional, além de utilizar elementos web já validados e muito comuns, como sliders, menus customizados, acordeons, lista de ícones, portfólio, dentre outros. Mas obviamente, nem tudo são flores.
Com o tempo, o Elementor melhorou muito a sua capacidade de entrega e construção de páginas, mas ainda é um aplicativo caro quando se fala em performance. Por conta de toda a sua estrutura visual e bibliotéca de elementos prontos, ele acaba carregando muito o site com código não utilizado, fazendo múltiplas requisições para arquivos css e js, o que prejudica sensivelmente o carregamento do site e exigindo mais do servidor.
Prós:
- Facilidade de Uso: É uma ferramenta completa que auxilia qualquer desenvovedor (mesmo sem conhecimento profundo de UI / UX / Design) a criar um site profissional. Com sua interface arrasta-e-solta, alta capacidade de customização e ampla bibliotéca de elementos protos, você pode criar páginas incríveis sem precisar escrever uma linha de código.
- Biblioteca de Templates: Não é preciso criar um design, o Elementor oferece uma vasta biblioteca de templates e elementos prontos para você usar e personalizar.
- Widgets: O Elementor vem com uma variedade de widgets que permitem adicionar funcionalidades avançadas ao site, como formulários de contato, sliders, listagem customizada de posts e muito mais, com apenas alguns cliques.
- Customização Visual e Responsiva: Com o Elementor, as mudanças que você faz no site são vistas em tempo real, o que facilita o processo de criação e customização, garantindo que o resultado final seja exatamente como você imaginou.
Contras:
- Performance: Usar Elementor pode deixar seu site mais pesado e, consequentemente, mais lento. Isso ocorre porque o page-builder adiciona uma base de código extra ao seu site, aumentando a quantidade de processos e requisições no servidor.
- Dependência: Assim como o Flamengo, uma vez Elementor, sempre Elementor. Se um dia você decidir desativar o plugin, todo laoyut e conteúdo construído com base nele será perdido, e você precisará criar um novo site praticamente do zero.
- Customização: Mesmo oferecendo um grande capacidade de customização, ainda não é possível controlar todas as variáveis envolvidas na criação dos elementos, obrigando vezes ou outras o desenvolvedor a sobrescrever algum código seja via css com o apoio do
!important
ou via js. - Custo: Embora a versão gratuita atenda grande parte das necessidades, com a versão Pro você desbloqueia todos os recursos, o que pode ser um investimento significativo, especialmente para iniciantes.
Comparando Alternativas
Apesar de ser o mais popular, o Elementor não é o único page-builder para WordPress, tendo outras alternativas como o Page Builder da SiteOrigin, mais focado em grids e trabalhando bem com o antigo editor de texto do WP, e também o Beaver, que também possuí a ferramenta de “arrasta e solta”, facilitando a criação de layouts.
Desenvolvimento Nativo
Se queira manter as coisas mais leves e sob controle, então se prepare para por as mãos com código e desenvolver temas nativamente. Para isso, você pode utilizar o guia indicado no Codex, observando a hierarquia de páginas, ou usando bibliotecas como o WP Odin ( o mesmo que utilizei para criar este blog 😉 ) pode ser uma ótima alternativa.
A vantagem de criar o seu proprio template é o maior controle do código e funcionalidades do site, com melhor performance (já que não sobrecarrega o site com multiplas requisições de uma base de código extensa e não utilizada) com total liberdade de customização.
Em Resumo
Então, vale a pena usar o Elementor na criação de sites? Depende! Se você busca agilidade e rapidez, o Elementor é uma excelente escolha. Porém, se performance e controle total são suas prioridades, então o desenvolvimento nativo pode ser o caminho.